A Companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Grendha, Ilhabela, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Grendene Baby. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil.
Aproveitando a moda dos dias atuais onde devemos criar produtos pensando na responsabilidade social, a Grendene criou um novo conceito de sandálias!
O objetivo do empreendimento é quebrar a percepção de que a moda não precisa ser sustentável: o resultado é uma sandália totalmente biodegradável!
Os diferenciais competitivos são fundamentados na missão e nos valores que norteiam a Grendene:
Missão N- fFazer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para a empresa e seus parceiros.
Valores
LUCRO – O lucro é essencial e insubstituível para a continuidade da Grendene e a manutenção dos empregos.
COMPETITIVIDADE – Produtividade crescente – custos e despesas em exame e redução constante.
INOVAÇÃO E AGILIDADE – Antecipar-se às dificuldades, inovar e fazer melhor.
ÉTICA – Integridade, Respeito e Transparência – Pensar, Falar e Agir.
As principais vantagens e diferenciais competitivos da Grendene são seus ativos tangíveis e intangíveis – o DNA da Grendene – que se traduzem em:
Força das marcas
Capacidade de inovação
Marketing agressivo
Processo produtivo diferenciado
Tecnologia proprietária
Pesquisa & Desenvolvimento
Verticalização
Escala de produção
Custo competitivo
Qualidade dos produtos
Logística
Nível de governança corporativa
Solidez financeira
Além de produtos inovadores e de qualidade, a Grendene tem uma gestão profissionalizada, composta de pessoas talentosas pesquisando tendências, com capacidade de interpretar, traduzir, criar e lançar moda em nível global, produzindo e controlando custos e despesas. Tudo com o objetivo de maximizar o retorno do acionista de forma sustentável.
E como não podia deixar ser, a Grendene contou com a presença da modelo Gisele Bundchen, que sempre foi uma defensora do meio ambiente e tem seu nome Associado em diversas campanhas publicitárias.
-
Quando a sandália estiver desgastada, velha e suja, você pode enterrá-la no seu jardim!
Foram inseridas sementes de árvores brasileiras no processo de injeção do PVC expandido,criando um conceito totalmente inovador e após um tempo o calçado vai desaparecer completamente e lindas e frondosas árvores brotarão no seu jardim!!!
Design Sustentável - Todas estas ações compõem a ferramenta para fazer mais com menos, uma das premissas da Grendene. Mais que um conceito, o design sustentável é uma vivência diária incutida no DNA da empresa. Baseado no trinômio Negócios-Sociedade-Meio Ambiente, o objetivo é criar uma sinergia onde todos os participantes desde tripé saiam ganhando.
A forma tradicional de fabricação de calçados montados requer o uso de dezenas de componentes, inviabilizando a moagem e a reciclagem da totalidade de suas matérias-primas. Com a Grendene, o processo é inverso:a tecnologia adotada para o desenvolvimento do PVC é a mais ecológica e sustentavelmente correta do mercado mundial.
E, da porta da fábrica para fora, o conceito continua permeando os produtos da marca. Os calçados de PVC não são descartáveis e duram, em média, três anos. Quando descartados, podem ser integralmente reciclados, incinerados para a recuperação de energia ou até mesmo enviados a aterros sanitários, já que não contamina o solo ou os lençóis freáticos. O produto acaba funcionando como geomembrana, aplicada em aterros sanitários.
A Grendene também procura fazer a sua parte neste sentido. Durante o evento de moda São Paulo Fashion Week, em janeiro, o lounge da Melissa recolheu 300 pares antigos do calçado e trocou por modelos da nova coleção. As Melissas recebidas foram enviadas à artista plástica carioca especializada em materiais recicláveis Mana Bernardes, que fará uma instalação com os produtos.
Licenças ambientais - A companhia possui licenças ambientais válidas para todas as suas unidades industriais e cumpre rigorosamente as condições dos órgãos cedentes.
As fábricas de Sobral, Fortaleza e Crato (CE) são licenciadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Ceará, e as unidades de Farroupilha e Carlos Barbosa (RS), pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), do Rio Grande do Sul. A empresa atua com base em um plano de gerenciamento de resíduos sólidos e, bimestralmente, envia à Semace e à Fepam relatórios de controle de cada unidade.
FONTE: http://www.nopatio.com.br/ecofriendly/novidades/top-gisele-bundchen-inicia-mobilizacao-global-em-apoio-as-florestas/
http://itsgreendesign.blogspot.com.br/2008/11/gisele-bundchen-sementes.html
MARCADORES, TAGS, PALAVRAS-CHAVE: AV1; LABORATÓRIO DE MULTIMÍDIA, DESENVOLVIMENTO DE IDENTIDADE VISUAL, CAMPANHA SUSTENTÁVEL GRENDENE, SEMENTES INSERIDAS NA SANDÁLIA GRENDENE
ELABORADO POR:
FERNANDO CHIANCA
GISELE VIEIRA
EDSON TADEU